segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

13/02/2016 - 3ª REFLEXÃO: "MESA"


3ª REFLEXÃO: "MESA"


"Não vim chamar os justos, mas os pecadores." Jesus, o homem das grandes viradas. Ele literalmente virou as mesas de muitas pessoas. Jesus, arrancou Mateus de sua "mesa." Mesa que o distanciava dos outros, mesa que o fazia se sentir inimigo do povo, mesa da exploração e da solidão. Em casa de Mateus, fundou a mesa da comunhão, da partilha, da entrega e da fraternidade, onde todos se sentiam iguais. A mesa da vida. Trata-se de uma mesa provocativa, questionadora, e que incomoda, porque requer mudança de mentalidade, de tratativa, de atitude e de transformação interior. 

Virar a mesa, eis a questão. Qual mesa, você pretende virar com Jesus, em sua vida hoje? Qual mesa, o Espírito, te impulsiona a virar? 

A prática de Jesus que mais causou escândalo foi a partilha com os pobres e pecadores. Para Ele à mesa é para ser compartilhada com todos. Jesus, transitou por muitas "mesas." E não só o fez, como também instituiu como marca, a mesa da Eucaristia. Porém a aventura de sentar-se à mesa de Jesus, requer uma troca de Senhor: sim, sim e não, não. Em que "tudo me é permitido, mas nem tudo me convém." 

Mateus, ouviu esse chamado e decidiu virar a mesa. (Levantar de sua mesa, de sua vida de solidão), quando decidiu seguir Jesus. Nós, como seguidores de Jesus não temos mesas fixas. Somos chamados a sair de nossas "mesas" para participar de todas as outras mesas. 

Você sabia que todo ser humano, tende a se esconder atrás de uma mesa? Mesa da acomodação, da rotina, do permanecer sentado. No entanto a mesa da vida nos convida a partilhar amor gratuito, caridade e comunhão. 

Precisamos levantar de nossas mesas, pois a sempre um "mar" que nos espera, num serviço carente, num abraço ao próximo... Há pessoas que aguardam nosso coração aberto, nossa acolhida e nosso cuidado. 

Fonte: Estudos do Retiro Quaresmal 2016, Jesuítas.

(Continue com os exercícios espirituais.)

Deus abençoe!
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário