quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

23/02/2016 - 11ª REFLEXÃO: "FALA E ATOS"

Eis um exercício para esta Quaresma: uma atenção amorosa e cuidadosa para com nossas palavras e ações. 

A missão de Jesus foi marcada por palavras e ações. Não havia divergência entre uma e outra, mas profunda coerência. Daí a critica do Senhor aos doutores da lei e fariseus, de mentes sábias, porém vazias. Este não é o caminho do discipulado. Que nossas ações digam por si só. É comum depararmos com situações em que desejamos mudar algo. Estar mais voltados a Deus e aos outros. Lutar contra esse ou aquele vicio, pecado ou defeito, mas é igualmente percebido que não vemos resultado, principalmente quando nos falta empenho, coragem, disciplina e disposição. 

O Evangelho proposto para a oração deste dia, apresenta Jesus "combatendo" os que tem bons discursos, mas desprovidos de prática. Sem uma vontade determinada e exercícios assíduos, não haverá mudança. 

Façamos a experiência de olhar para nós mesmos, envolvidos pelo discernimento que brota do coração. Elejamos o que Deus nos inspira a fazer e a viver, para que sejamos transformados por sua ação, mas do que pela força de nossas promessas. 

Coerência (palavra de ordem): lança um olhar sobre a minha vida buscando verificar o que tenho falado e o que tenho feito. Finalmente entendendo que ser coerente é também papel da graça. Oremos juntos: 

"Querido Jesus, ajuda-me a espalhar a vossa fragrância, aonde quer que eu vá. Inundai a minha alma com o vosso espírito e com a vossa vida. Penetrai e possui todo o meu ser tão completamente que toda a minha alma, seja uma irradiação de vós. Ficai comigo, para que eu comece a brilhar como vós, e brilhe de tal forma que seja a luz dos outros. Senhor, nenhuma luz é minha. Sereis vós a brilhar diante dos olhos, através de mim. Permite-me pois, que eu vos louve da forma que vós mais amais. Brilhando sobre aqueles que vos rodeiam. Deixai que eu vos pregue, sem pregar. Não só por palavras, mas com o meu exemplo. Com a força do entendimento e como prova do amor que o meu coração sente por vós. Amém!"

Agradeça ao Senhor e recolha os frutos dessa oração. 

Graça, Misericórdia e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário