Dom Pérez, primo de São Domingos de Gusmão, levava vida escandalosamente imoral. Quando o nobre devasso soube que as pregações do santo sobre as maravilhas do Rosário estavam convertendo muitas pessoas, pensou:
— Eu já tinha perdido a esperança de me salvar, mas agora começo a recobrar a confiança. Preciso ouvir este homem de Deus.
Um dia compareceu à igreja. Quando o santo o viu, começou a falar contra os pecados ainda com maior empenho, e do fundo de sua alma pediu a Deus que iluminasse aquele seu primo e lhe mostrasse o estado deplorável em que se encontrava.
A princípio, Dom Pérez pareceu comovido, mas ainda não queria se converter. Foi depois, noutro dia, mais uma vez ouvir a pregação de São Domingos, e este, ao perceber que o coração de seu parente continuava tão endurecido quanto antes, compreendeu que só ia convertê-lo caso algo extraordinário ali acontecesse. Então exclamou em alta voz: “Ó Senhor Jesus Cristo, permiti que todos possam ver o estado espiritual do homem que acaba de entrar em vossa casa”.
Os presentes viram então Dom Pérez completamente envolto por uma multidão de demônios em figuras de espantosos monstros, que o prendiam com grandes correntes de ferro. As pessoas que estavam mais próximas fugiram aterrorizadas, ficando o próprio Dom Pérez mais horrorizado do que todos.
São Domingos mandou que permanecessem quietos e falou a seu primo:
— Ó infeliz! Reconheça o estado deplorável no qual você está e se lance aos pés de Nossa Senhora! Pegue este Terço, reze-o com devoção e verdadeiro pesar por seus pecados, e tome a firme resolução de consertar sua vida.
Dom Pérez então se ajoelhou, rezou o Terço e se confessou com profunda contrição.
Frase do dia:
"Maria tem junto a Deus o poder de mãe, eis porque alcança graças para os pecadores mais endurecidos. "
(São Germano de Constantinopla)
Nenhum comentário:
Postar um comentário